top of page

Museu do Alto Sertão da Bahia - MASB

Sítio Arqueológico Casa da Chácara

     O  Museu do Alto Sertão da Bahia - MASB, localizado no bairro da Chácara, sede do município de Caetité, conta atualmente  com mais de 70 mil peças arqueológicas na sua reserva técnica provenientes das escavações arqueológicos dos empreendimentos eólicos da empresa Renova Energia S.A. entre 2009 e 2013, sendo considerados como o acervo gerador do Museu.  Porém, esses artefatos seriam levados  para o município de ilhéus, já que  na região do Alto Sertão da Bahia não possuía instituições para a guarda arqueológica.  Desta maneira,  houve indagações por parte da comunidade local, visando assim a criação do Museu para preservação das histórias e memorias da região. 

Por:

Edilaine da Silva Oliveira - Miriam Carvalho.jpeg

Edilaine da Silva Oliveira, está cursando o 2°semestre de Biologia na UNEB, Campus-VI. Natural do município de Ibiassucê, mas reside atualmente no município de Caetité e Miriam Carvalho Silva,  cursa o 4º semestre de Geografia, na UNEB, Campus-VI, natural do município de Lagoa Real, mas atualmente reside em Caetité.

Miriam Carvalho Silva  - Miriam Carvalho.jpg

        O Museu do Alto Sertão da Bahia conhecido popularmente como a Casa da Chácara, atualmente é o único museu implantado na região do sertão Produtivo, o qual é responsável pela memorização histórica e cultural dos habitantes do local, preservando inúmeros objetos antigos que transmitem de maneira indireta ou direta a história de vida dos seus antepassados permitindo assim que as próximas gerações obtenham contato e conhecimento desses costumes. Desse modo, viabilizou a elaboração de um projeto de pesquisa no tema "A importância do Museu do Alto do Sertão". Suscita-se que o imóvel era uma antiga senzala, visto que, era o local de "abrigo" dos africanos e negros escravizados no período que permeou a escravidão no Brasil, durante o século XIX, refuta assim o interesse a este estudo. Nesta conjuntura nota-se o quão pouco são os estudos acerca deste "marco" histórico no que restringe ao bloco regional, para tanto causando a alusão que o período escravocrata foi restrito apenas às regiões desenvolvidas.

         A vista disso, o projeto desenvolvido apresenta como ponto principal a validação da exploração verdadeira e minuciosa da grande contribuição desempenhada pelo Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB), para a cidade de Caetité e as cidades circo vizinhas.

Foto: MASB, 2023.

Foto: MASB, 2023.

Foto: MASB, 2023.

Motivo da escolha do sítio:

         Com o intuito de conhecer melhor o Museu (casa da Chácara) buscamos desenvolver a pesquisa a respeito desse Sítio, já que esse é responsável pela memorização histórica e cultural dos habitantes do local, em que são preservados objetos e costumes da população local, sendo esse de importância fundamental para toda a população local. Desta forma, procuramos elaborar, como seria desenvolvida a nossa pesquisa e para isso, fizemos um roteiro, das etapas que iriamos seguir, primeiramente fizemos a leitura do relatório de Zanettine e Lucas (2021), depois elaboramos perguntas para a entrevista, ao qual, uma foi feita, por meio de um vídeo e a outra, através do WhatsApp, depois fomos ao museu para tiramos algumas fotos.

Entrevista com LINDOMAR

Saiba mais:

Entrevista com Patrícia Fernandes Pereira

Referências:

  • Troncoso, Lucas de Paula Souza; Zanettini, Paulo Eduardo. SÍTIO ARQUEOLÓGICO CASA DA CHÁCARA. PROGRAMA DE RESGATE, MONITORAMENTO ARQUEOLÓGICO E EDUCAÇÃO. São Paulo, abril de 2021, p. 1 -144.

bottom of page