top of page
Sítio Arqueológico Calçada de Pedra - Gurunga, Igaporã
Comunidade Quilombola de Gurunga - Igaporã - BA
É um sítio a céu aberto. De acordo Dona Irani, moradora local, a Calçada de Pedras foi construída pelos escravos cujo objetivo era por que não existia estrada no local.
Terreno muito acidentado e quase intransitável , presença de muitas serras e morros , pedregulho e presença de muitas árvores de pequeno e médio porte.
Por:
Isabela Alves de Souza,
graduada em História pela UNEB CAMPUS VI , moro em Igaporã.
O sítio está localizado num território quilombola, sendo conhecida também como antiga estrada Real ou a calçada de pedras. Segundo uma moradora da comunidade afirma que a estrada foi construída para facilitar a vida dos moradores do lugar, como por exemplo, caso uma mulher incomodasse para ter menino tinha ser a Caetité em cima de uma cama cortando a serra, quando uma criança ficasse doente acontecia o mesmo processo e às vezes iam a cavalo ou jumento ou também para transportar alimentos quando comprados na cidade.
Foto 1 . Topo da Estada Real de Gurunga; Foto 2 . Imagem das pedras da Estrada Real de Gurunga; Foto 3 : trecho da Estrada Real.
Motivo da escolha do sítio:
É um lugar que está presente a cultura dos nossos ancestrais , povo de muita sabedoria que salvam vida como exemplo da senhora Irani de 62 anos que é uma benzedeira da comunidade.
Conhecendo mais pela voz de Dona Irani
(moradora da Comunidade Quilombola de Gurunga, Igaporã)
01 - Entevista com Dona Irani.Dona Irani
00:00 / 00:26
02-Sobre a calçada de pedra mp3Dona Irani
00:00 / 15:26
03- Sobre o oficio de benzedeiraDona Irani
00:00 / 05:28
bottom of page